O papel da Inteligência Artificial no mercado contemporâneo

Com a modernização dos equipamentos e a ampliação da possibilidade de hospedar dados na nuvem, uma antiga tecnologia que vem sendo desenvolvida há muitos anos está ganhando cada vez mais espaço em nossas vidas. Na verdade, ela já faz parte do nosso dia a dia e por muitas vezes não percebemos como ela é presente.

Quantas vezes fomos impactados por alguma propaganda, seja no Google ou em uma mídia social? E o vídeo indicado pelo Youtube sobre um tema que gostamos muito? Como adivinhou?

Isso tudo é viável devido a inteligência Artificial. Mas como a IA, expressão abreviada, está aplicada nestes canais?

Esta tecnologia toma decisões com algum nível de inteligência, busca imitar o pensamento humano para realizar diversas ações de maneira independente. Sua finalidade é ajudar pessoas e empresas a ampliar seu desempenho, satisfação e produtividade. Através dela, é possível realizar inúmeras atividades que impactam positivamente a sociedade e as relações econômicas.

Se engana quem subestima a IA como um mecanismo limitado que realiza sempre as mesmas ações. Esta tecnologia, assim como os seres humanos, é capaz de absorver conhecimento e pode surpreender ao entregar resultados além das expectativas.

É por meio dessa capacidade de aprender que a IA tem, que o Youtube consegue, a partir dos temas vistos anteriormente, formar um padrão e sugerir conteúdos com alto potencial de agradar. De modo similar, essa inteligência se aplica às propagandas do Google. Baseado nas interações anteriores com conteúdo assistido, ela apresenta anúncios de acordo com perfil de quem visualizou.

Essa habilidade de assimilar vem da Machine Learning, uma das sub áreas da IA responsável pelo aprendizado das máquinas ou sistemas. Por meio dela, é possível receber novos dados e aprimorar a execução de uma função já conhecida ou aprender uma nova.

Além do avanço tecnológico, existe um fator que viabilizou essa Inteligência para muitas empresas: o custo acessível a equipamentos mais potentes. Hoje é viável comprar máquinas com alto desempenho e por baixo custo, o que não era possível no passado.

A IA pode ajudar grandes empresas e até as pequenas. Em breve será realidade para negócios que nunca imaginaram utilizá-la e terá papel fundamental em seu desenvolvimento.

O artigo “Pequenos negócios usam inteligência artificial para se destacar no Google” de 24/04/2019, escrito por Mariana Fonseca, apresenta a iniciativa da instituição em usar essa tecnologia para atrair novos clientes. A ideia da organização é permitir que pequenas e médias empresas anunciem na internet e que a IA faça todo trabalho por elas.

A Displace também entrega soluções a clientes de diversos tamanhos através dessa tecnologia inovadora e disruptiva. Dos pequenos aos grandes negócios, todos podem disponibilizar do nosso conhecimento científico para atuar em um mercado cada vez mais competitivo.

Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços.